domingo, 13 de novembro de 2011

TEXTO: INCLUSÃO ESCOLAR 3

Incluir é acolher a criança respeitando suas individualidades, é acreditar em suas potencialidades.

 Para que a inclusão realmente aconteça é necessário mudarmos nossa visão em relação a este tema que vem sendo discutido, analisado, e principalmente tomando espaço nas escolas de ensino regular. Felizmente não é apenas nas escolas que a inclusão está ganhando espaço, nos diferentes segmentos da sociedade já existe um olhar voltado à inclusão.
A exemplo disso, temos os personagens com deficiência que ganham espaço na literatura infantil e ajudam a combater preconceitos.

O livro também pode ser um instrumento de inclusão social que favorece a formação de uma geração mais atenta à diferença e mais apta a lidar com ela. Nos livros, os personagens relatam em um primeiro momento suas dificuldades e angustias o que os encoraja em um segundo momento a mudar esta situação encontrando o melhor jeito para fazer o que gostam e perceber o verdadeiro sentido da vida, aceitando sua diferença e mostrando suas potencialidades.

  Agora, ficam algumas dicas de livros para os professores:
  • Um dia especial para Laurinha,
  •  A flauta de Sótão,
  •  Um amigo diferente, e outros títulos da coleção
  • Meu amigo Down, apresentam histórias que podem ser trabalhadas na Educação Infantil e Anos Iniciais, que despertarão o respeito às crianças portadoras de deficiências.
Fonte de pesquisa: HISTÓRIAS DIFERENTES. Revista Crescer. n. 123, fev/2004. p. 94. http://falapedagogo-fw.blogspot.com/2011/07/inclusao-escolar-o-tema-e-inclusao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCREVA PARA SOLBATT!

Postagens populares