domingo, 13 de novembro de 2011

TEXTO: INCLUSÃO ESCOLAR 1

INCLUSÃO ESCOLAR

O tema é: Inclusão Escolar

O tema discutido é Inclusão Escolar e para entendermos melhor este tema tão presente em nossa sociedade vamos entrevistar algumas profissionais especializados na área, para entendermos um pouco mais sobre esta temática, iniciaremos com a fala da Professora Juliane Piovesan Mestre em Educação e atual coordenadora do curso de Pedagogia da URI- Campus de Frederico Westphalen.

FALA PEDAGOGO: Conceitue inclusão, e o que é preciso para que ela realmente aconteça.

JULIANE PIOVESAN: Conversar sobre inclusão é entender uma nova configuração no sistema regular de ensino, que deve assegurar a educação de qualidade para todas as crianças deficientes ou não, que todos tenham acesso e garantia de aprendizagem. Incluir é transformar o sistema de ensino, encontrando meios, formas de aprendizagem e convivência que tornem o processo de ensinar e aprender mais qualitativo e humano.
É uma necessidade para transformar a nossa escola em um ambiente de mais conhecimento e interação e o nosso mundo em um lugar melhor para se viver. Banco de dados da Internet E, para que ela realmente aconteça é preciso em primeiro lugar uma mudança de olhar.
 O olhar perante o ser humano que não é o modelo exemplificado na mídia, que nos mostram como o ideal, mas o olhar da sensibilidade e da humanidade que precisamos desvendar. É necessário que haja uma conscientização de que somos humanos e diferentes e que essa diferença nos torna únicos e importantes.
Nas escolas é imprescindível a preparação do gestor, do docente, do discente, do funcionário da secretaria, da limpeza, do guarda... Enfim, de todos, mostrando que a inclusão é necessária e possível. Também uma mudança de infraestrutura, tornando a escola um local de acessibilidade. E como diz Mantoan “Toda criança precisa da escola para aprender e não para marcar passo ou ser segregada em classes especiais e atendimentos à parte”. É preciso também abrir espaço para a cooperação, o diálogo, a solidariedade, a criatividade e o espírito crítico, pois são habilidades mínimas para o exercício da verdadeira cidadania. O futuro da escola inclusiva está dependendo de uma expansão dos projetos verdadeiramente imbuídos do compromisso de transformar a escola, para se adequar aos novos tempos, de novos olhares, novas metodologias e novas aprendizagens.

FALA PEDAGOGO: De que forma este processo está acontecendo nas escolas regulares de ensino? JULIANE PIOVESAN: A inclusão na prática de nossas escolas é um processo que ocorrerá paulatinamente. A crítica maior é que colocam na lei a obrigatoriedade e na prática a escola precisa ir em busca de soluções. A formação docente é algo que precisa ser muito debatido para que ocorra a verdadeira inclusão. Percebe-se nas escolas que a reflexão maior é a questão da formação: o que fazer com o aluno deficiente que faz parte de minha sala de aula? Vejo como pertinente essa preocupação por parte do professor, pois deve haver todo um processo de preparação, formação, debates, reflexões, diálogos entre a comunidade escolar e a família, realmente é uma transformação no ambiente escolar. Hoje, algumas escolas possuem a sala de recursos, muitas crianças e adolescentes permanecem um turno em classe especial ou APAE e no outro turno em classe regular. Muitas experiências dão certo e há qualidade no processo, mas precisamos caminhar em busca dessa inovação. E como nos diz Mantoan, que se trata de uma tarefa possível de ser realizada, mas é impossível de se efetivar por meio dos modelos tradicionais de organização do sistema escolar. Por isso a necessidade de traçar novas metas e soluções. Não podemos esquecer que a escola é um lugar de diferenças e que essas permitem fazer a diferença. Incluir não é fácil, mas não é impossível, precisamos saber respeitar e conviver com as diferenças, pois, só assim poderemos viver em uma sociedade melhor.

  Fonte de pesquisa: Entrevista com a coordenadora do Curso de Pedagogia da URI- Campus de Frederico Westphalen. http://falapedagogo-fw.blogspot.com/2011/07/inclusao-escolar-o-tema-e-inclusao.html

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