domingo, 13 de novembro de 2011

TEXTO: INCLUSÃO ESCOLAR 2

RELATO DE EMANUELE BARRETA

A convidada desta vez foi a pedagoga formada pela URI – FW e especializada em Educação Especial Emanuele Barretta, que irá nos relatar de que forma este processo acontece e se realmente é possível que aconteça nas escolas de ensino regular.

EMANUELE BARRETA: A inclusão escolar no ensino regular somente será possível, junto com uma reestruturação, ou seja, é preciso um contexto que vise atitudes, ações e uma prática pedagógica voltada ao desenvolvimento e aprendizagem da criança com necessidade educacional especial. Sempre falo que para acontecer esse processo inclusivo é preciso primeiramente acolher a criança, pois o acolhimento vai além de recebê-la e dela estar na escola. E no momento que você acolhe a criança, ela sente-se bem e começa a mostrar suas habilidades, potencialidades. Momento este que você precisa ter a sensibilidade para compreendê-la e buscar ousar em sua prática docente para propiciar estímulos enriquecedores ao seu desenvolvimento.

Cabe lembrar, que é necessário o professor ter uma formação específica e permanente, uma diversidade de material pedagógico, a presença da família na escola e uma leitura compreensiva por parte da direção, coordenação, funcionários, professores, alunos e pais dos alunos. Também ressalto, que dificilmente a inclusão no ensino regular acontecerá em uma turma com mais de quinze alunos e sem uma professora acompanhante ou monitora. Pois a criança especial requer a atenção do professor praticamente todo o tempo.
Fonte de pesquisa: Entrevista realizada com a egressa do Curso de Pedagogia da URI - Emanuele Barreta http://falapedagogo-fw.blogspot.com/2011/07/inclusao-escolar-o-tema-e-inclusao.html

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