domingo, 13 de novembro de 2011

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA 32ªCRE

COLEGAS, FIZ UM LEVANTAMENTO SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA 32ªCRE, LOCAL ONDE TRABALHO E DESENVOLVO ATIVIDADES NO SETOR PEDAGÓGICO, ONDE CONSTATEI A SEGUINTE REALIDADE: SALA DE RECURSOS: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL - 12 DEFICIÊNCIA AUDITIVA – 01 DEFICIÊNCIA VISUAL – 01 SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL – TIPO 1 - 01 CLASSE ESPECIAL - DEFICIÊNCIA INTELECTUAL – 02 DEFICIÊNCIA INTELECTUAL – EJA – 01 SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL – TIPO 1 – Escolas contempladas: Anos 2005 à 2009: EEEB José Adolfo Maister – Caibaté EEEM Cel. Antônio Fioravante – Porto Xavier EEEB Érico Veríssimo – Roque Gonzales Colégio E. Tolentina Barcelos Gonçalves – Santo Antônio das Missões E.Téc. E. Achilino de Santis – Santo Antônio das Missões EEEM São Luiz – São Luiz Gonzaga Ano 2010: EEEF João Aloísio Braun – São Luiz Gonzaga EEEF Senador Pinheiro Machado – São Luiz Gonzaga EEEM Gustavo Langsch = Polivalente – São Luiz Gonzaga ATIVIDADES DESENVOLVIDAS • Reuniões com os professores da Educação Especial, durante o ano, onde foram estudados e debatidos assuntos referentes: - Estrutura e Funcionamento das Classes Especiais e Salas de Recursos: definição,objetivos, local, público alvo, critérios para funcionamento, formação de professores, matriculas, encaminhamentos, atendimento, competência do professor e referência bibliográfica. A 2ª etapa deste trabalho foi a realização de reunião na Escola com todos seus segmentos, onde as professoras realizaram esse estudo sobre a Educação Especial, elaboraram ata e enviaram a esta Coordenadoria. - Avaliação: esclarecimento sobre a avaliação de final de ano: parecer descritivo, habilidades e competências que o aluno venceu e que não venceu.Foi feito estudo sobre este tema e também salientado sobre a aprovação dos alunos com idade avançada para série. • Estudo da Legislação e textos referentes a Educação Especial e Inclusão. • Elaboração de Planos de Estudos das Salas de Recursos e Classes Especiais. • Organização da documentação específica da Educação Especial: cronograma de atendimento, de itinerância, avaliações dos alunos, parecer de autorização. • Reuniões com a Chefe da Educação Especial da SE, responsáveis pela Educação Especial e professores para relato de problemas, busca de soluções e encaminhamentos. • Acompanhamento e assessoria aos professores de Educação Especial e do Ensino Regular que tem alunos com Deficiências incluídos. • Trabalho de assessoria, acompanhamento e formação de professores na Escola Estadual de Ensino Médio Pe. Réus do município de Dezesseis de Novembro, onde uma aluna Deficiente Auditiva está incluída, no Ensino Médio. Foi realizada reuniões juntamente com a professora da Sala de Recurso D.A., para sensibilização dos professores, curso para os professores da série, sinalização da Escola e acompanhamento da professora da Sala de Recurso e da Coordenadoria durante o ano. • Formação de processo para implantação da Sala de Recursos para o município de Santo Antônio, Rolador,São Luiz Gonzaga, Roque Gonzales, Bossoroca, Pirapó, Dezesseis de Novembro e São Nicolau. • Participação na reunião de preparação do Fórum Permanente de Políticas Públicas para Deficientes e com Altas Habilidades - FADERS e participação no Fórum onde as coordenadoras fizeram um relato sobre a realidade e as atividades desenvolvidas junto aos professores de Educação Especial e professores do ensino regular que tem alunos incluídos. • Visita as Salas de Recursos e Classe Especial e em salas onde tem alunos incluídos com o objetivo de assessorar neste processo. • Encaminhamento de alunos para avaliação e para atendimento especializado. • Atendimento a pais: vagas, transportes, esclarecimentos. • Visita e reuniões na CRE e em Santo Antônio com a Chefe da Educação Especial da SE professora Sandra Koch, para estudo de problemas e encaminhamentos. • Elaboração e reelaboração de um Projeto Profissionalizante para Alunos com Deficiência Intelectual, que tem como público alvo alunos da Classe Especial da Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Pinheiro Machado. Encontros com SENAC, Escola Técnica Estadual Cruzeiro do Sul, Escola Estadual de E.F. Senador Pinheiro Machado, CRE e SE de estudos para definição das oficinas a serem desenvolvidas e viabilização do Projeto Profissionalizante. Lançamento do Projeto e execução. Acompanhamento a execução do Projeto na Escola. • Suprimento de materiais de apoio (Notebook, computador adaptado, cadeira de rodas, máquina BRAILLE...) para trabalho em Sala de Aula Ensino Regular e Salas Especiais. • Participação de professores em Cursos promovidos pela SE e Cursos organizado pela 32ª CRE. • Orientações quanto a elaboração de Processos de Implantação de Salas de Recursos. • Formação dos Processos de implantação de Sala de Recursos. • Palestras de assessoramento e orientações sobre Educação Especial à Escolas e Secretarias de Educação. • Dois Processos de implantação de Sala de Recursos estão na espera de aprovação na SE. • Dois Processos estão em fase de conclusão na Coordenadoria para assim podermos ofertar Atendimento Educacional Especializado em todos os municípios de abrangência desta CRE.

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