quarta-feira, 24 de abril de 2013

FORMAÇÃO AEE - URI DE 07 A 10 DE MAIO DE 2013


Programação

Dia 07/05/2013 – Terça-feira

19h15min: Credenciamento e entrega do Material

Local: Hall de recepção/Auditório do prédio 13

20h: Abertura do evento

20h30min: Palestra de Abertura:“Contextos Educacionais Abertos às Diferenças”

Palestrante: Maria Tereza Eglér Mantoan (UNICAMP)

Local: Salão de Atos – Prédio 13

Dia 08/05/2013 – Quarta-feira

8h30min às 11h45min – Oficinas – Veja as oficinas oferecidas

Oficina 1: Software Boardmaker (Comunicação Alternativa)

Ministrante: Cleonara Escobar Pacheco Viana

Oficina 2: História em quadrinhos: Um instrumento para a Prática Educativa Lúdica

Ministrantes: Cristiane Ellwanger e Cristina Paludo Santos

Oficina 3: Técnica de Leitura em Braile

Ministrante: Roseli Mello

Oficina 4: Contação de Histórias em Libras

Ministrante: Maria Aparecida Brum Trindade

Oficina 5: Construção de Material Pedagógico Acessível para Alfabetização

Ministrante: Paulo Campos e Josiane Lerino

Oficina 6: Educação Física Adaptada

Ministrante: Hed Vilson Pires (Secretaria Municipal de Esportes)

Oficina 7: Estimulação Precoce

Ministrante: Sueli Antônio Paulo Bernardes (APAE)

Oficina 8: Utilização de Jogos como Ferramentas Pedagógicas Inclusivas

Ministrante: Ana Paula Cassel Atz (Secretaria de Educação de Santo Ângelo)

Oficina 9: Software DosVox

Ministrantes: Guilherme Schievelbein e Maikel Losekann (URI Santo Ângelo)

Oficina 10: Estudo do Corpo Humano com Deficientes Visuais
Local: Laboratório de Anatomia – Prédio 16
Ministrante: Fernando Duarte Cassel


Atenção! As oficinas têm vagas limitadas. A inscrição nas oficinas serão realizadas durante o credenciamento.

 

13h30min - Palestra: Os Desafios para Aliar Tecnologia à Educação Inclusiva”

Palestrante: Rita Bersch (Assistiva Tecnologia)

Local: Salão de Atos – Prédio 13

15h30min – Palestra: “Novos Rumos do Processo da Inclusão”

Palestrante: Mara Lúcia Sartoretto (Assistiva Tecnologia)

Local: Salão de Atos – Prédio 13

19h30min – Palestra: “Os desafios e possibilidades da cibercultura para os profissionais do século XXI”

Palestrante: Dr. Adriano Canabarro Teixeira (UPF)

Local: Salão de Atos – Prédio 13

Dia 09/05/2013 – Quinta-feira

8h30min às 11h45min – Oficinas -Veja as oficinas oferecidas

13h30min – Palestra: “Os Princípios do Desenho Universal e as Novas TICs”

Ministrante: Dra. Andrea Poletto Sonza (IFRS)

Local: Salão de Atos – Prédio 13

15h30min – Sessões Técnicas

20h: Palestra:” Tecnologias Digitais Acessíveis”

Ministrante: Dra. Débora Conforto (UFRGS)

Local: Salão de Atos – Prédio 13

Dia 10/05/2013 – Sexta-feira

8h30min às 11h45min – Oficinas – Veja as oficinas oferecidas

13h30min – Palestra: Computação Móvel Inteligente e a Novas Formas de Comunicação com os Dispositivos Móveis

Palestrante:Marcio Pereira de Sá (UFG)
Local: Salão de Atos – Prédio 13

15h30min: Sessões Técnicas

20h: Painel: “Políticas Públicas Inclusivas: Perspectivas Nacional, Estadual e Municipal”

Painelistas: Martinha Clarete Dutra (Ministério da Educação/Diretoria de Políticas de Educação Especial) / Dra. Rosangela Corrêa da Rosa (Promotora de Justiça de Santo Ângelo) / Cleonara Pacheco Viana (Coordenadora do Programa de Educação Inclusiva – SECADI/MEC)

Mediador: Lizete Diegues

Local: Salão de Atos – Prédio 13

21h30min: Encerramento

Áreas de Interesse


Os trabalhos submetidos podem ser resultado de pesquisa, estudos de caso, resultados experimentais e desenvolvimento tecnológico, na área de educação especial e tecnologias inclusivas, com enfoque em ao menos um dos tópicos abaixo relacionados (essa relação não é exaustiva):

  • Ambientes de Apoio a Aprendizagem;
  • Software Livre na Educação;
  • Jogos Educacionais: Criação e Utilização na Escola;
  • Objetos de Aprendizagem e Acessibilidade;
  • Estudos sobre novos dispositivos de interação entre professores e aprendizes;
  • Fatores legais relacionados ao design e uso de sistemas computacionais para fins educacionais;
  • Interação educacional via Ambientes Virtuais e Colaborativos;
  • Interação homem-robô como ferramenta para ensino-aprendizagem;
  • Interfaces inteligentes, adaptáveis e adaptativas;
  • Casos de sucesso;
  • Tecnologias assistivas e materiais adaptados;
  • Aspectos sociais da utilização das TICs na Educação;
  • Interação humano-computador com finalidades educacionais;
  • Usabilidade e Acessibilidade;
  • Ambientes inclusivos;
  • Utilização de dispositivos móveis na educação;
  • Educação, tecnologia e sustentabilidade;
  • Metodologias de ensino para pessoas com deficiência;

Instruções para Autores

O modelo de formatação dos artigos pode ser obtido aqui.

Os trabalhos podem ser escritos em Português, Inglês ou Espanhol e submetidos exclusivamente no formato PDF (formato gerado pelo Acrobat). O texto deve conter no máximo 8 páginas, incluindo resumo (abstract não é necessário), figuras, diagramas, bibliografia e anexos. Os artigos submetidos serão avaliados pelo Comitê de Programa do I SETI com base nos seguintes critérios de avaliação:

  • Originalidade;
  • Consonância com os eixos temáticos;
  • Obediência às normas do Espaço do Conhecimento;
  • Qualidade do texto (conteúdo, correção gramatical e formatação).

A submissão de trabalhos será exclusivamente eletrônica. Os artigos devem ser submetidos para o seguinte e-mail: seti2013@santoangelo.uri.br. Na submissão dos trabalhos deverão ser informados: a área de interesse na qual o trabalho está relacionado, bem como a categoria de submissão (conforme consta abaixo). Os trabalhos aceitos serão divulgados através do site do I SETI a partir do dia 25 de março de 2013.

Os trabalhos devem ser submetidos de acordo com 03 (três) categorias:

  • Relato de Experiência: descrição e reflexão teórica acerca de uma experiência relacionada ao tema central e/ou aos eixos temáticos do evento, indicando o que esta representou para os sujeitos envolvidos;
  • Pesquisa Científica: a pesquisa pode ser apresentada em quaisquer de suas fases, não necessariamente incluindo os dados, sua análise e discussão. Essencialmente, na leitura do trabalho devem ser percebidos: o tema de investigação, sua justificativa, indicações de referenciais teóricos, objetivos do trabalho e indicativos de metodologia (tanto aspectos teóricos quanto práticos);
  • Produção de Material Didático: descrição de características da forma, do conteúdo e do uso pedagógico de materiais didáticos inclusivos.

Os trabalhos poderão ser apresentados sob dois formatos:

Comunicação oral

  • As apresentações de Comunicação Oral serão distribuídas em 5 salas, de acordo com a programação do evento;
  • As sessões serão conduzidas por um Coordenador de Sessão, que controlará o tempo e mediará o debate com o público presente;
  • O tempo de apresentação é de, no máximo, 15 minutos, seguidos de 5 minutos para perguntas do público;
  • Serão disponibilizados equipamentos multimídias (projetores) com microcomputadores\

Painel (Pôster)

  • As apresentações de Pôster acontecerão em 1 sala, de acordo com programação do evento;
  • O pôster deverá ser elaborado obedecendo ao formato disponível no site do evento, sob pena de ser recusado para apresentação;
  • O texto do pôster deve ser organizado de forma clara e precisa;
  • Não é permitido o uso de recursos multimídias;
  • É de exclusiva responsabilidade do autor ou co-autor afixar, e guardar seu(s) pôster(es).

Os artigos somente poderão ser apresentados presencialmente por seu autor e/ou co-autor(es) inscrito(s) no I Simpósio de Educação e Tecnologias Inclusivas. A publicação dos artigos nos anais do evento está condicionada a inscrição de, pelo menos, um dos autores.

Será emitido um certificado por trabalho apresentado, contendo o nome do autor e co-autores e o título conforme conste no formulário de inscrição. Somente será certificado o trabalho que efetivamente for apresentado.

O modelo de formatação dos artigos pode ser obtido aqui.

 

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