Os benefícios da inclusão de alunos com necessidades educativas especiais na escola regular são evidentes (apesar das dificuldades) e TODOS os autores desta integração "lucram" com ela.
Vários estudos comparativos realizados principalmente nos EUA e nos países escandinavos, onde este movimento existe há mais tempo, revelam a seguinte situação:
Benefícios para os alunos com deficiências
- ·Eles encontram modelos positivos nos colegas;
- ·Contam com assistência por parte dos colegas;
- ·A criança cresce e aprende a viver em ambientes integrados;
- Benefícios para os alunos que não são deficientes
- ·A melhor forma de aprenderem a lidar com as diferenças individuais;
- ·Oportunidade para praticar e partilhar as aprendizagens;
- ·Diminuição da ansiedade face aos fracassos ou insucessos.
- Benefícios para todos os alunos
- ·Compreensão e aceitação dos outros;
- ·Reconhecimento das necessidades e competências dos colegas;
- ·Respeito por todas as pessoas;
- ·Construção de uma sociedade solidária;
- ·Desenvolvimento de apoio e assistência mútua;
- ·Desenvolvimento de projetos de amizade;
- ·Preparação para uma comunidade de suporte e apoio.
"Deve reconhecer-se que a integração dos alunos com necessidades educativas especiais implica muito mais do que colocar simplesmente o aluno numa escola regular. Trata-se de um processo em que o aluno tem oportunidades para se desenvolver e progredir em termos educativos para uma autonomia econômica e social. A integração é igualmente um processo em que as próprias escolas necessitam de mudar e de se desenvolver com o objetivo de proporcionar um ensino de elevado nível a todos os alunos e o máximo de acesso aos que têm necessidades educativas especiais".
Você como futuro educador saberia como agir em um processo de inclusão escolar?
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