Deficiência visual e Inclusão Escolar
Braille
Mariano Charam Filho 1
Da França para o mundo
Palavras tocadas
Seis pontos amigos
Parece um bordado
Bordado da vida
Nem todos entendem
Mas ele está aí.
A escola e a sociedade
Ao abrir suas portas para receber os que enxergam e os que não enxergam, a escola se torna um espaço de inclusão, promovendo trocas enriquecedoras entre toda a equipe escolar, os alunos e suas famílias.
A fonte de informações mais importante para o professor é o próprio aluno e sua família. É fundamental saber como ele é, como percebe, fala e sente.
O deficiente visual percebe a realidade que está a sua volta por meio de seu corpo, na sua maneira própria de ter contato com o mundo que o cerca.
A escola pode adotar diversas medidas, para capacitar os professores e a comunidade escolar para lidar com a deficiência visual, como:
Promover reuniões para discutir as dificuldades encontradas;
Convidar especialistas para fazer palestras a professores e alunos;
Ter material bibliográfico de apoio;
Exibir vídeos sobre o assunto;
Convidar pais de crianças com deficiência ou professores que já tiveram esta experiência para dar depoimentos.
FONTE:
http://inclusaolasalle.zip.net/
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