A integração dos alunos se dá,quando o professor planeja um projeto educacional para cada aluno deficiente,ou seja, elaborar uma aula que possibilite a integração de todos os alunos de acordo com a necessidade existente dentro da sala de aula.
O estudante que se sente excluído necessita ser visto com suas possibilidades,ou seja, o professor deve promover atividades que desenvolva suas questões cognitivas e também sócio-afetivas, onde os demais colegas possam interagir aprendendo e ensinando com a situação.
Para que a inclusão seja efetuada, é necessário que o trabalho não seja executado somente dentro da sala de aula e sim na escola toda; também é necessário uma maturidade de todo o grupo escolar para que compreendam o aluno e suas dificuldades.
Deve-se promover uma formação permanente de todos os envolvidos no processo de aprendizagem: clínico,institucional, familiar, o diálogo com toda a comunidade.
Os pais devem ser orientados e devem participar de todo o processo,pois senão todo o esforço dos professores e envolvidos estará sendo praticamente em vão.
Os professores e o processo de inclusão
Estudos indicam que a atitude do professor é um dos fatores que mais contribui para o sucesso de qualquer medida de integração da criança com deficiência. De fato, como o comprovam as práticas do dia-a-dia nas nossas escolas, não basta determinar legalmente a integração para que ela aconteça.
A integração é, em última instância, um processo de fornecer aos alunos com deficiência uma educação com o máximo de qualidade e de eficácia, no sentido da satisfação das suas necessidades individuais. Ora, este objetivo depende fundamentalmente do papel do professor, nomeadamente de variáveis como a sua vontade em levar a cabo as tarefas de ensino destes alunos e a sua formação ou preparação pedagógica para o fazer.
FONTE:
http://inclusaolasalle.zip.net/
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