Incluir é acolher a criança respeitando suas individualidades, é acreditar em suas potencialidades.
Para que a inclusão realmente aconteça é necessário mudarmos nossa visão em relação a este tema que vem sendo discutido, analisado, e principalmente tomando espaço nas escolas de ensino regular.
Felizmente não é apenas nas escolas que a inclusão está ganhando espaço, nos diferentes segmentos da sociedade já existe um olhar voltado à inclusão.
A exemplo disso, temos os personagens com deficiência que ganham espaço na literatura infantil e ajudam a combater preconceitos.
O livro também pode ser um instrumento de inclusão social que favorece a formação de uma geração mais atenta à diferença e mais apta a lidar com ela.
Nos livros, os personagens relatam em um primeiro momento suas dificuldades e angustias o que os encoraja em um segundo momento a mudar esta situação encontrando o melhor jeito para fazer o que gostam e perceber o verdadeiro sentido da vida, aceitando sua diferença e mostrando suas potencialidades.
Agora, ficam algumas dicas de livros para os professores:
- Um dia especial para Laurinha,
- A flauta de Sótão,
- Um amigo diferente, e outros títulos da coleção
- Meu amigo Down, apresentam histórias que podem ser trabalhadas na Educação Infantil e Anos Iniciais, que despertarão o respeito às crianças portadoras de deficiências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ESCREVA PARA SOLBATT!