V Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa
O Congresso de Comunicação Alternativa reuniu diferentes segmentos para discutir o tema "Comunicar para Incluir", trazendo para debate esta forma de comunicação que ainda é pouco conhecida no âmbito Brasileiro. Estavam presentes representantes de vários países da área educacional, ligados a pesquisa, profissionais da área da saúde, familiares e usuários desta forma de comunicação . Este é um congresso bianual promovido pela ISAAC Brasil, que tem como missão promover da melhor forma possível a comunicação das pessoas com dificuldades comunicativas complexas através da divulgação da Comunicação Alternativa.
Por Comunicação Alternativa, entende-se a comunicação não verbal que considera toda manifestação do sujeito, o olhar, as expressões faciais e corporais, os sons, o sorriso, entre outros. A CA destina-se a pessoas sem fala ou sem escrita funcional. Seu objetivo é ampliar o repertório comunicativo que auxiliem o sujeito não oralisado a comunicar-se e interagir com o meio em que vive, tornando-o sujeito ativo na demonstração de suas vontades e desejos. A CA acontece através de estímulos externos, como uso de símbolos pictográficos, miniaturas, fotografias colocados em cartões, pranchas de comunicação, em papel ou fazendo uso de recursos tecnológicos variados , como o computador, vocalizadores com síntese de voz e ipods.
Dentre os muitos temas de grande relevância para estudos e aprofundamento, citamos a mesa onde se discutiu a exploração do Portal ARASAAC, um portal espanhol que dispõe de símbolos pictográficos gratuitos para a construção de pranchas e atividades e a CA no contexto brasileiro, onde soube-se que apenas um curso de graduação dentro do Estado oferece uma cadeira de formação nesta área. Muitas mesas contemplaram o uso da CA com pessoas com diferentes necessidades, como autismo, paralisia cerebral, deficiência múltipla, entre outros. Os relatos de sucesso são emocionantes e nos fazem ver que é necessário mais estudo e pesquisa nesta área, e principalmente prática.
Vários painéis e minicursos colocaram as múltiplas possibilidades de recursos de baixo custo e de jogos e brinquedos adaptados para pessoas com déficit físico como imersão simbólico ao uso dos símbolos pictográficos.
Um dos pontos fortes do congresso foi a explanação dos recursos disponíveis para dispositivos moveis (celulares, ipods, iphone, tablets) pois são recursos de fácil portabilidades, o que facilita o manuseio e podem estar sempre perto, limitam o espaço e ampliam a versatilidade de comunicação.
Fica o entusiasmo e a certeza de que os estudos são imprescindíveis, que acreditar, apostar e investir com métodos e técnicas apropriadas no processo inclusivo, vale a pena pelo sentido digno e ético de proporcionar uma vida mais livre de preconceitos, mais solidaria a todas as pessoas, principalmente aquelas que chegam até nós e precisam se "ouvidas" de forma diferente. Incluir é possível.
e Atendimento Educacional Especializado (AEE- UFRGS)
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Professora da Rede Pública Estadual
Graduada em Pedagogia (URI)
Pós-Graduação em Educação Especial - área Deficiência Visual (PUC)
Atendimento Educacional Especializado (UFRGS)
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