Programação
Dia
07/05/2013 – Terça-feira
19h15min:
Credenciamento
e entrega do Material
Local:
Hall de recepção/Auditório do prédio 13
20h: Abertura do evento
20h30min:
Palestra
de Abertura:“Contextos Educacionais Abertos às Diferenças”
Palestrante:
Maria Tereza Eglér Mantoan (UNICAMP)
Local:
Salão de Atos – Prédio 13
Dia
08/05/2013 – Quarta-feira
Oficina 1: Software Boardmaker (Comunicação Alternativa)
Ministrante: Cleonara Escobar Pacheco Viana
Oficina 2: História em quadrinhos: Um instrumento para a Prática Educativa Lúdica
Ministrantes: Cristiane Ellwanger e Cristina Paludo Santos
Oficina 3: Técnica de Leitura em Braile
Ministrante: Roseli Mello
Oficina 4: Contação de Histórias em Libras
Ministrante: Maria Aparecida Brum Trindade
Oficina 5: Construção de Material Pedagógico Acessível para Alfabetização
Ministrante: Paulo Campos e Josiane Lerino
Oficina 6: Educação Física Adaptada
Ministrante: Hed Vilson Pires (Secretaria Municipal de Esportes)
Oficina 7: Estimulação Precoce
Ministrante: Sueli Antônio Paulo Bernardes (APAE)
Oficina 8: Utilização de Jogos como Ferramentas Pedagógicas Inclusivas
Ministrante: Ana Paula Cassel Atz (Secretaria de Educação de Santo Ângelo)
Oficina 9: Software DosVox
Ministrantes: Guilherme Schievelbein e Maikel Losekann (URI Santo Ângelo)
Oficina 10: Estudo do Corpo Humano com Deficientes Visuais
Local: Laboratório de Anatomia – Prédio 16
Ministrante: Fernando Duarte Cassel
Atenção! As oficinas têm vagas limitadas. A inscrição nas oficinas serão realizadas durante o credenciamento.
13h30min - Palestra: “Os
Desafios para Aliar Tecnologia à Educação Inclusiva”
Palestrante:
Rita Bersch (Assistiva Tecnologia)
Local:
Salão de Atos – Prédio 13
15h30min – Palestra: “Novos Rumos do
Processo da Inclusão”
Palestrante:
Mara Lúcia Sartoretto (Assistiva Tecnologia)
Local:
Salão de Atos – Prédio 13
19h30min – Palestra: “Os desafios e
possibilidades da cibercultura para os profissionais do século XXI”
Palestrante:
Dr. Adriano Canabarro Teixeira (UPF)
Local:
Salão de Atos – Prédio 13
Dia
09/05/2013 – Quinta-feira
13h30min – Palestra: “Os Princípios do
Desenho Universal e as Novas TICs”
Ministrante:
Dra. Andrea Poletto Sonza (IFRS)
Local:
Salão de Atos – Prédio 13
15h30min – Sessões Técnicas
20h: Palestra:” Tecnologias
Digitais Acessíveis”
Ministrante:
Dra. Débora Conforto (UFRGS)
Local:
Salão de Atos – Prédio 13
Dia
10/05/2013 – Sexta-feira
13h30min – Palestra: Computação Móvel
Inteligente e a Novas Formas de Comunicação com os Dispositivos Móveis
Palestrante:Marcio
Pereira de Sá (UFG)
Local: Salão de Atos – Prédio 13
Local: Salão de Atos – Prédio 13
15h30min:
Sessões
Técnicas
20h: Painel: “Políticas Públicas
Inclusivas: Perspectivas Nacional, Estadual e Municipal”
Painelistas:
Martinha Clarete Dutra (Ministério da Educação/Diretoria de Políticas de
Educação Especial) / Dra. Rosangela Corrêa da Rosa (Promotora de Justiça de
Santo Ângelo) / Cleonara Pacheco Viana (Coordenadora do Programa de Educação
Inclusiva – SECADI/MEC)
Mediador:
Lizete Diegues
Local:
Salão de Atos – Prédio 13
21h30min: Encerramento
Áreas de Interesse
Os trabalhos
submetidos podem ser resultado de pesquisa, estudos de caso, resultados
experimentais e desenvolvimento tecnológico, na área de educação especial e
tecnologias inclusivas, com enfoque em ao menos um dos tópicos abaixo
relacionados (essa relação não é exaustiva):
- Ambientes de Apoio a Aprendizagem;
- Software Livre na Educação;
- Jogos Educacionais: Criação e Utilização na
Escola;
- Objetos de Aprendizagem e Acessibilidade;
- Estudos sobre novos dispositivos de interação
entre professores e aprendizes;
- Fatores legais relacionados ao design e uso de
sistemas computacionais para fins educacionais;
- Interação educacional via Ambientes Virtuais e
Colaborativos;
- Interação homem-robô como ferramenta para
ensino-aprendizagem;
- Interfaces inteligentes, adaptáveis e adaptativas;
- Casos de sucesso;
- Tecnologias assistivas e materiais adaptados;
- Aspectos sociais da utilização das TICs na
Educação;
- Interação humano-computador com finalidades
educacionais;
- Usabilidade e Acessibilidade;
- Ambientes inclusivos;
- Utilização de dispositivos móveis na educação;
- Educação, tecnologia e sustentabilidade;
- Metodologias de ensino para pessoas com
deficiência;
Instruções para Autores
Os trabalhos podem ser escritos em Português, Inglês ou Espanhol e
submetidos exclusivamente no formato PDF (formato gerado pelo Acrobat).
O texto deve conter no máximo 8 páginas, incluindo resumo (abstract não é
necessário), figuras, diagramas, bibliografia e anexos. Os artigos submetidos
serão avaliados pelo Comitê de Programa do I SETI com base nos seguintes
critérios de avaliação:
- Originalidade;
- Consonância
com os eixos temáticos;
- Obediência
às normas do Espaço do Conhecimento;
- Qualidade
do texto (conteúdo, correção gramatical e formatação).
A submissão de trabalhos será exclusivamente eletrônica. Os artigos
devem ser submetidos para o seguinte e-mail: seti2013@santoangelo.uri.br. Na submissão dos trabalhos
deverão ser informados: a área de interesse na qual o trabalho está
relacionado, bem como a categoria de submissão (conforme consta abaixo).
Os trabalhos aceitos serão divulgados através do site do I SETI a partir do dia
25 de março de 2013.
Os trabalhos devem ser submetidos de acordo com 03 (três) categorias:
- Relato
de Experiência: descrição
e reflexão teórica acerca de uma experiência relacionada ao tema central
e/ou aos eixos temáticos do evento, indicando o que esta representou para
os sujeitos envolvidos;
- Pesquisa
Científica: a
pesquisa pode ser apresentada em quaisquer de suas fases, não
necessariamente incluindo os dados, sua análise e discussão.
Essencialmente, na leitura do trabalho devem ser percebidos: o tema de
investigação, sua justificativa, indicações de referenciais teóricos,
objetivos do trabalho e indicativos de metodologia (tanto aspectos
teóricos quanto práticos);
- Produção
de Material Didático: descrição de características da forma, do
conteúdo e do uso pedagógico de materiais didáticos inclusivos.
Os trabalhos poderão ser apresentados sob dois formatos:
Comunicação oral
- As
apresentações de Comunicação Oral serão distribuídas em 5 salas, de acordo
com a programação do evento;
- As
sessões serão conduzidas por um Coordenador de Sessão, que controlará o
tempo e mediará o debate com o público presente;
- O
tempo de apresentação é de, no máximo, 15 minutos, seguidos de 5 minutos
para perguntas do público;
- Serão
disponibilizados equipamentos multimídias (projetores) com microcomputadores\
Painel (Pôster)
- As
apresentações de Pôster acontecerão em 1 sala, de acordo com programação
do evento;
- O
pôster deverá ser elaborado obedecendo ao formato disponível no site do
evento, sob pena de ser recusado para apresentação;
- O
texto do pôster deve ser organizado de forma clara e precisa;
- Não
é permitido o uso de recursos multimídias;
- É de
exclusiva responsabilidade do autor ou co-autor afixar, e guardar seu(s)
pôster(es).
Os artigos somente poderão ser apresentados presencialmente por seu
autor e/ou co-autor(es) inscrito(s) no I Simpósio de Educação e Tecnologias
Inclusivas. A publicação dos artigos nos anais do evento está condicionada a
inscrição de, pelo menos, um dos autores.
Será emitido um certificado por trabalho apresentado, contendo o nome do
autor e co-autores e o título conforme conste no formulário de inscrição.
Somente será certificado o trabalho que efetivamente for apresentado.
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