“Crianças são como borboletas ao vento...
Algumas voam rápido...
Algumas
voam pausadamente...
Mas todas voam do seu melhor jeito.
Cada uma é diferente,
cada uma é linda e cada uma é especial”.
Usando
esta frase como instrumento de trabalho, ocorreu na segunda-feira (12) a
reunião sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE), no Salão de Atos
da 32ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). A ocasião contou com a
presença de professores da educação especial, sob a coordenação das assessoras
pedagógicas, professoras Marisa Basso e Solange Battirola.
Na
abertura do encontro, os presentes assistiram a uma apresentação artística da
Cia. Do Compasso intitulada “As borboletinhas”. A seguir, as fonoaudiólogas
Tânia Ferrari Wallau e Jamile Konzen Albiero, do Centro Auditivo PróAudi de
Ijuí, falaram sobre o trabalho realizado pela clínica para identificar e tratar
problemas de comunicação (audição e voz). Foram apresentadas também as vantagens
do Sistema de FM para uso das pessoas
com deficiência auditiva.
As
especialistas comentaram o papel do professor na vida do deficiente auditivo,
utilizando de meios de comunicação alternativos (como a Língua Brasileira de
Sinais, a mímica, o desenho, a expressão corporal) para ajudar o aluno no
aprendizado da proposta curricular de ensino; foi sugerido a utilização de
técnicas, instrumentos e procedimentos de avaliação compatíveis com as
necessidades do aluno, e a realização de atividades que possam ser desenvolvidas
pelo estudante sem eliminar conteúdos curriculares. Ao final, Tânia Wallau e
Jamile Albiero apresentaram sugestões de apoio no trabalho pedagógico com os alunos
que possuem deficiência auditiva, auxiliando a compreensão do conteúdo pelo
estudante durante as aulas.
Na
ocasião, Doraliza Cattelan Romero falou sobre o trabalho desenvolvido pela
Secretaria Municipal de Saúde e os cadastramentos realizados para o recebimento
de aparelhos auditivos e cadeiras de rodas. Durante a reunião foram discutidos
ainda temas relacionados ao Programa Escola Acessível; fornecidos dados
atualizados sobre as Salas de Recursos Multifuncionais (SRM); apresentado o
sistema de certificações da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul
(SEDUC), os calendários de formação dos professores da educação especial; além dos
avanços do AEE no ano de 2014 e os novos desafios para os próximos anos.
A
32ª CRE agradece os mimos da MB Farmácias e da Rádio Missioneira, ofertados aos
educadores pela ocasião do transcurso do Dia das Mães. A seguir um teste para
você testar sua adição.
Teste: Como está a sua audição?
Os especialistas do Centro
Auditivo PróAudi desenvolveram um teste com perguntas simples, baseadas no
nosso cotidiano, para identificar possíveis problemas de audição.
Perguntas:
1)
Ao assistir televisão junto com outra
pessoa, você precisa de um volume mais alto para entender? ( ) Sim ( ) Não
2)
Você precisa pedir para as pessoas repetirem
o que dizem com frequência?
( ) Sim ( ) Não
3) Você tem a impressão que
os outros estão “resmungando” ou falando de maneiro pouco clara? ( ) Sim ( ) Não
4) Você costuma ter problemas para entender conversas onde há
barulho de fundo, ou quando outras pessoas estão falando? ( ) Sim ( ) Não
5) Durante as conversas dentro carro ou em outro lugar barulhento,
você se engana com que esta sendo dito? (
) Sim ( ) Não
6) Você precisa se sentar próximo a quem fala em reuniões, ocasiões
religiosas ou até mesmo em uma mesa de jantar? ( ) Sim ( ) Não
7) Você costuma ter dificuldades para localizar a origem dos sons? ( ) Sim ( ) Não
Teste de audição para seu filho:
1) Dorme
tranquilamente mesmo com barulhos fortes? (
) Sim ( ) Não
2) Vira
a cabeça em direção ao som quando é chamado, para conseguir entender?
( ) Sim ( ) Não
3) É
difícil para ele entender palavras comuns como: água, tchau, não? ( ) Sim ( ) Não
4) Encontrar
dificuldades com palavras e ao formar frases? ( ) Sim ( ) Não
5) Assiste
TV em volume acima do normal? ( ) Sim
( ) Não
Resultado:
Nenhum SIM: Audição dentro dos padrões normais.
De 1 a 3 SIM: Tem dificuldades em situações especiais, sugerimos
uma consulta com profissional de audiologia.
Mais de 4 SIM: Apresenta dificuldades em várias situações indicando
provável perda de audição, consulte um profissional de audiologia.
O que devo fazer?
O primeiro passo é consultar um
profissional da área da saúde, especializado em audição, para um teste mais
detalhado, com aparelhos específios. Dependendo do seu resultado e da natureza
da sua perda auditiva, você será encaminhado para um médico
otorrinolaringolista para um exame mais detalhado, ou você vai ser aconselhado
sobre o melhor aparelho auditivo para sua necessidade. Uma barreira para muitos
é o pensamento de que é complicado adquirir um aparelho auditivo, mas não se
preocupe – há muitos profissionais que trabalham para melhorar a vida das
pessoas com perda auditiva.
Pela assessoria de comunicação da
32ª CRE com informações do Centro Auditivo PróAudi
GRUPO DOS EDUCADORES DO AEE
TURMA DO BALLET
UMA LINDA BORBOLETINHA!!!
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