PROGRAMA BPC NA ESCOLA
O programa é uma ação
interministerial que envolve os ministérios da Educação, da Saúde e do
Desenvolvimento Social e Combate à Fome, além da Secretaria Especial dos
Direitos Humanos, em parceria com municípios, estados e com o Distrito Federal,
que tem por objetivo realizar o acompanhamento e monitoramento do acesso e da
permanência na escola das pessoas com deficiência, beneficiárias do BPC, até 18
anos, por meio da articulação das políticas de educação, saúde, assistência
social e direitos humanos.
A intenção é criar condições para o
desenvolvimento da autonomia, participação social e emancipação da pessoa com
deficiência. O beneficiário deve ter garantida a sua matrícula na escola da sua
comunidade. É importante que os pais saibam que a matrícula é um direito do seu
filho e uma obrigação do sistema de ensino.
O BPC na Escola realiza
anualmente o pareamento de dados entre o Censo Escolar Inep/MEC e o Banco do
BPC/MDS, a fim de identificar os índices de inclusão e exclusão escolar dos
beneficiários do BPC.
Em 2008, foi identificado que 71% dos beneficiários
do BPC, com deficiência na faixa etária de zero a 18 anos, estão excluídos da
escola e que somente 29% destes beneficiários estão na escola.
Além do
pareamento de dados, o BPC na Escola realiza a formação de grupos gestores
estaduais para que sejam multiplicadores e estejam aptos a formar outros
gestores nos municípios que aderiram ao programa. A formação aborda temas sobre
educação inclusiva, acessibilidade e direitos das pessoas com deficiência.
Desde o final de 2008, os municípios que aderiram ao programa estão realizando
pesquisa domiciliar para a identificação das barreiras que impedem o acesso e a
permanência na escola dos alunos com deficiência, beneficiários do
BPC.
Atualmente, o programa está em funcionamento em todos os estados e
no Distrito Federal e em 2.623 municípios – 47% do total –, abrangendo 68% dos
beneficiários nessa faixa etária.
Documento
Orientador BPC
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